ENDIAMA MINING

Mineração

MineraçãoA Empresa actua na prospecção, pesquisa e exploração de diamantes com companhia própria - ENDIAMA MINING, criada em Abril de 2012. Ainda no aspecto da mineração, a ENDIAMA E.P estabeleceu, sobretudo nas décadas de 90 e 2000, parcerias, (joint-ventures), com as principais empresas diamantíferas mundiais, entre as quais destacam-se: Alrosa, De Beers, Escom Mining e Odebrecht, explorando minas produtivas de forma conjunta.

A criação da ENDIAMA MINING, visa posicionar a Diamantífera Nacional a desenvolver cabalmente a sua missão de concessionária tendo em conta as potencialidades e os desafios do sector.

A companhia amplia, neste momento, a sua rede de parcerias, à medida em que estende a sua actividade de mineração por todo o país.

A nível da mineração, o grande desafio da ENDIAMA prende-se com a ampliação dos campos kimberliticos de Angola. O País tem mais de 600 canais de kimberlito conhecidos, dos quais apenas três estão confirmados como ricos em diamantes e comercialmente viáveis, o canal de Catoca na Lunda Sul, com 0,66 km2 é comercialmente explorado actualmente constitui cerca de 80% da produção formal do país.  A Mina de Catoca é o quarto maior núcleo de kimberlito do mundo.

MineraçãoOs kimberlitos oferecem o maior recurso não explorado de diamantes, mas por factores de varia ordem impediram grandes despesas de capital no desenvolvimento dos kimberlitos. Em consequência, as empresas que exploram reservas aluviais secundárias dominam o sector de mineração formal de Angola.

É amplamente aceite que Angola pode ter alguns dos melhores depósitos potenciais de kimberlitos e de diamantes aluviais a nível mundial. Para o efeito estão em curso trabalhos no domínio da prospecção de primários e secundários de acordo às parcerias estabelecidas com a empresa Alrosa e empresas nacionais que actuam no sector, visando ampliar o campo kimberlitíco de Angola e produzir:

  • Mapas geofísicos de concessões diamantíferas pesquisadas em detalhe à escalas 1:10 000 - 1: 25 000;
  • Mapas mineralógicos de concessões diamantíferas estudadas à escalas 1:100 000 – 1: 200 000. Sustentados nos resultados de estudos da cristalomorfologia de amostras de diamantes por 13 gupos de índicios, mediante a utilização dos métodos seguintes:

    - Tomografia “laser”;
    - Espectrometria de absorção de diamantes nas faixas ultravioleta e infravermelha.

A previsão do Conselho de Administração da Concessionária Nacional, aponta para o aumento da produção para os 14 Milhões de quilates até o ano de 2022, uma vez que estarão a serem exploradas comercialmente mais minas de diamantes.

Endiama Mining
Rua Major Kanhangulo N. 100
Luanda - Angola

Tel: +244 222 391 280/394 833
Tlm: +244 922 690 348
Fax: +244 222 337 276
endiamainvest@gmail.com

Últimas

Reestruturação da Fundação Brilhante

O PCA da ENDIAMA E.P, constituiu uma comissão para a reestruturação da Fundação Brilhante.

Exonerações e Nomeações na ENDIAMA E.P

O Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, Manuel Ganga Júnior, procedeu à exoneração dos senhores dos ...

ENDIAMA doa bens diversos à Lunda Norte

Dundo, sexta-feira, 06.07.2018 - A fundação Brilhante, a face social da A Empresa Nacional de Diamantes de Angola ...

Projecto Luó enfrenta dificuldades

A PCA da Sociedade Mineira do Luó anunciou que a empresa atravessa um momento crítico.

PCA destaca novas políticas de comercialização

O PCA da ENDIAMA E.P destacou a importância das novas políticas de comercialização de diamantes.

Novas Fábricas de lapidação para breve

O Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos anunciou a criação de mais fábricas de lapidação de diamantes.

Ministro visita IGEO

O Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, efectuou, em Saurimo, uma visita de constatação às ...

ENDIAMA E.P apresenta balanço de actividades em Conselho Consultivo

O Presidente do Conselho de Administração da Endiama, José Manuel Ganga Júnior reiterou o anúncio da reestruturação da ...

Ministério realiza Conselho Consultivo Alargado

Decorreu de 28 a 29 deste mês Junho, o 1º Conselho Consultivo Alargado do MIREMPET.

Press Release

  O Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, anunciou, para 2018, o retorno ...