Notícias

28/01/2019

Inscritas cerca de 40 empresas para o 1º leilão de diamantes brutos em Angola

Cerca de quarenta empresas entre essas cinco angolanas estão inscritas, para o leilão de sete diamantes, especiais que vai acontecer “online” a 30 e 31 deste mês, anunciaram hoje, em Lunada, em conferencia de imprensa mista entre os Presidentes da SODIAMA, Eugénio Bravo da Rosa e da ENDIAMA, José Manuel Ganga Júnior.

O leilão, será feito através de uma plataforma electrónica, contará com licitações fechadas, pelo que ninguém saberá das ofertas uns dos outros.

As licitações das sete “pedras especiais” (assim consideradas por ultrapassarem os 10,8 quilates), podem começar a ser efectuadas a partir das 00:00 locais de quarta-feira na plataforma www.sodiamsales.com, encerrando às 12:00 de quinta-feira.

Os resultados do leilão serão divulgados na tarde de quinta-feira ou na sexta-feira de manhã, garantiu Eugénio Rosa.

“Queremos fazer de Angola uma praça de relevo no mercado diamantífero mundial, agora que o país tem uma nova política para o sector, que lhe deu a modernização e uma maior transparência, dando-lhe também credibilidade e maior eficácia e colocando-a nos patamares internacionais”, sublinhou Eugénio Rosa, salientando que a mudança de paradigma “veio para ficar”.

Importa realçar que os diamantes a serem leiloados discriminadamente de 114,94, 85,24, 75,62, 70,08, 62,05, 46,17 e 43,25 quilates – são todas pedras especiais oriundas da Sociedade Mineira do Lulo, província da Lunda Norte.

Já o Presidente do Conselho de Administração da diamantífera estatal angolana, Ganga Júnior, admitiu a possibilidade de Angola vir a participar, até ao final do ano, “em cinco ou seis” leilões em plataformas internacionais, tudo dependendo da “quilatagem” dos diamantes que, entretanto, forem encontrados no Lulo e outras minas.

“Referiu também dos prejuízos médios na indústria mineira que rodam aos 300 milhões de dólares por ano e os investidores desapareceram, porque o comprador estava à partida definido. Já agora, não haverá futuro no mercado diamantífero a médio e longo prazos sem se falar de Angola”, sublinhou.

Para o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, sublinhou a importância do desse exercício no sentido de mostrar ao mundo o potencial de Angola. “Queremos alavancar o sector mineiro, pois Angola é o quinto maior produtor mundial, isto é, dinamizar o sector socioeconómico com a nova política de comercialização dos diamantes [aprovada em Julho de 2018 por via de um decreto presidencial], já regulamentada, e estamos ja a mostrar ao mundo que Angola está no mercado de forma transparente.

 

Últimas

ENDIAMA realiza Seminário sobre Comercialização de diamantes

A Empresa Nacional de diamantes de Angola ENDIAMA E.P, realizou, hoje, 18 de fevereiro de 2019, Seminário sobre a ...

Clínica Sagrada Esperança realiza rastreio de Higiene Oral a crianças

No âmbito dos Projectos de Responsabilidade Social da Clínica Sagrada Esperança, realizou-se hoje,13 de Fevereiro, na ...

Ministro inaugura fábrica de lapidação de diamantes

Diamantino Azevedo inaugurou a Stone Polished Diamond

Angola terá terceira fábrica de lapidação de diamantes

Eugénio Bravo da Rosa, fez o anúncio hoje em Luanda

Ministro incentiva criação de mais fábricas de lapidação

O Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, garantiu hoje em Luanda, que “todos aqueles que ...

Angola e África do Sul almejam cooperação mineira

O Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, anunciou na Cidade do Cabo, a possibilidade de Angola ...

Catoca promoverá fórum

A SMC promoverá o CMF

Angola: Sector mineiro apresentado no Indaba

Estudo de caso de Angola apresentado no Indaba.

Ministro visita Stand de Angola no Indaba

Diamantino Azevedo visitou hoje o stand de Angola no Indaba

MINING INDABA ABRE PORTAS

Iniciou hoje a conferência Mining Indaba 2019

ENDIAMA poderá atribuir novas concessões

PCA da Endiama fala sobre possível atribuição de concessões

Press Release

Empresas mineiras assinam protocolo de parceria financeira com o Banco Sol

ENDIAMA E.P, SODIAM Empresas Públicas e as Sociedades Mineiras de Catoca, Cuango e Chitotolo, assinaram com o Banco ...

Inscritas cerca de 40 empresas para o 1º leilão de diamantes brutos em Angola

Cerca de quarenta empresas entre essas cinco angolanas estão inscritas, para o leilão de sete diamantes, especiais que ...

ENDIAMA apresenta Balanço de 2018

O Conselho de Administração da ENADAIAMA E.P, realizou na manhã de terça feira 15 de Janeiro, uma Conferência de ...