Cultura

No domínio Cultural

Museu do Dundo

O Museu do Dundo, situado na Lunda-Norte foi criado em 1936 pela então denominada companhia de diamantes de Angola/Diamang, foi a primeira instituição do género criada em Angola, para divulgação da História Lunda Tchokwe.

O museu possui uma coleção etnográfica da área geográfica da Lunda e dos vizinhos predominando objectos do grupo Côkwe. A coleção do museu é composta por esculturas, máscaras, esteiras, elaborados  com técnicas, estilos e matérias primas tradicionais entre outras. A instituição anualmente recebe mais de cinco mil visitantes entre instituições cientificas e estudantis.

Mais de 700 peças estão expostas ao público para promoção do turismo cultural, das mais que compõem o acervo, composto por máscaras, artigos artesanais e industriais. Entre os compartimentos, encontra-se também uma sala da ENDIAMA, onde estão expostos materiais de exploração de diamantes.

Imagem de Slide
Imagem de Slide

Palácio de Ferro

Palácio de Ferro, é um edifício histórico de Luanda, construído em 1890, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel.

O espaço, com um piso e três salas de exposições, mantém a originalidade do material empregado, para dar melhor qualidade à estrutura.

O edifício possui uma original decoração em filigrana metálica e tem um soberbo avarandado envolvente, sendo o melhor exemplo da arquitectura de ferro em Angola.

O edifício foi reabilitado com o apoio da empresa ENDIAMA, concessionária estatal do sector diamantífero Angolano.

O Palácio está aberto para o público que pretender realizar actividades culturais, visitas guiadas para os estudantes e outros interessados que afluem ao local.

Imagem de Slide
Imagem de Slide

Reabilitação do Palácio de Ferro