Pessoas e Histórias

Na ENDIAMA o percurso dos trabalhadores tem espaço, em sede do qual cada um partilha a sua trajectória, seus desafios e expectativas como trabalhador.

Trajectória de Isabel Dolorosa

Isabel Dolorosa, entrou na ENDIAMA em Novembro de 1989, formada na área de Gestão de Recursos Humanos. Começou a trabalhar na ENDIAMA E.P. como secretária  de transporte, também trabalhou como assistente de voo antes de passar à Direcção de Recursos Humanos. Passou então a funcionar como secretária na área Administrativa do Departamento de Recursos Humanos onde beneficiou-se de vários cursos profissionais. Actualmente exerce a função de Chefe de Departamento de Gestão de Pessoal no mesmo Departamento.

Trajectória de Sebastiana Silva

Sebastiana Silva ingressou na ENDIAMA em 1990, no Departamento de Armazens-Transitários DAT onde trabalhou até 2004. De 2006 a 2015 trabalhou na ENDITRADE. Durante este tempo na empresa, Sebastiana Silva teve a oportunidade de fazer alguns cursos nomeadamente: Informática e Secretariado Executivo. Actualmente trabalha no edifício sede da ENDIAMA desde 2015.

Trajectória de Augusto Francisco

Augusto Francisco ingressou na ENDIAMA em 1983 como Operador das telecomunicações, seis anos mais tarde, em 1989 foi transferido na área de Recursos Humanos onde trabalhou durante dois anos, depois da sua passagem nos vários departamentos, com a experiência adquirida nessas áreas, nos anos 90 foi transferido na Delegação da ENDIAMA no Dundo, Lunda-Norte, onde actualmente desempenha as suas funções no Departamento dos Serviços Gerais.

Trajectória de Angela dos Santos

Ângela dos Santos começou a trabalhar na ENDIAMA em 1997, como cozinheira no Centro Infantil da Endiama, alguns anos mais tarde o Centro fechou o que levou a Ângela ficar em casa como trabalhadora não equadrada.

Em 2000, a empresa voltou a reintegrá-la, tendo trabalhado como doméstica na casa de alguns dirigentes da empresa, depois foi transferida no hotel diamante onde trabalhou por mais de dois anos.

Actualmente, a Ângela está na ENDIAMA Sede onde exerce as suas funções da Direcção dos Serviços Gerais como Compeira.

Trajectória de Carmen Escrivão

Carmen Escrivão trabalha na ENDIAMA há 19 anos, começou a trabalhar nas Relações Públicas, depois foi transferida como secretária do Conselho de Administração onde trabalhou pouco mais de oito anos.

Após ter concorrido ao concurso de provimento interno, passou à DRH como psicológa organizacional, mais tarde foi nomeada como Chefe do Departamento de Politicas, Avaliação e Formação, onde ficou durante seis anos.

Em 2018, na rotatividade de quadros, passou no Departamento de Desenvolvimento Social como Assessora de DRH, onde se encontra até ao momento.

Trajectória de Domingas João

Domingas João foi admitida na ENDIAMA há 28 anos, tendo começado em Luzamba, Lunda-Norte, como técnica de metrologia e tráfego, mais tarde foi transferida para ENDIAMA Sede em Luanda onde depois de ter feito a formação na área, foi colocada no Gabinete de Tecnologias de Informação (GTI) como técnica do CCTV, função que exerce até nos dias de hoje.

Trajectória de José Lorenço

José Lourenço ingressou na empresa em 1971, na altura da DIAMANG. Mais tarde, por força da situação político-militar da época deixou de trabalhar e foi para tropa.

Depois da tropa, em 1993 foi reintegrado na empresa, onde passou a trabalhar como arquivista e ficheiro nos armazéns do material da empresa, mais tarde passou como homem de estatística no Gabinete de Transportes Auto.

Actualmente está colocado na Delegação da ENDIAMA no N’zaji, Lunda-Norte, onde já exerceu entre muitos cargos, Chefe do Departamento de Segurança Industrial e Vigilância, Inspector da Área de Fiscalização das Operações de Segurança

Trajectória de Josefa Pedro

Josefa Pedro foi admitida na ENDIAMA em 1991, na área de apoio actual Relações Públicas, onde trabalhou durante seis anos e depois foi transferida para área de compras no Economato.

Actualmente está alocada na Direcção de Recursos Humanos, no Departamento do Desenvolvimento Social, como técnica.

Trajectória de Nadine Ramos

Ezra Nadine Ramos entrou na ENDIAMA em 2008 como estagiária, após o período de estágio, foi colocada como quadro da empresa no Departamento de Planeamento e finanças.

Actualmente, a Nadine Ramos encontra-se a exercer as suas funções no Departamento de Contabilidade da Direcção das Finanças.

Trajectória de Eunice Esteves

Eunice Esteves foi admitida na ENDIAMA em 1988, começou as suas funções no Gabinete de Estudos e Planificação, tendo passado em várias áreas, das quais com a Directora da Direcção das Finanças, tendo acumulado durante um tempo a Direcção de Recursos humanos.

Actualmente está colocada na Direcção das Participações, onde tem dado a continuidade das suas funções.

Trajectória de Maria Luísa Restina

Maria Luisa Restina, técnica afecta à Direção de Serviços Gerais da ENDIAMA desde Setembro de 1988, começou a sua carreira na Clínica Sagrada Esperança. Em 1989 trabalhou no Centro Infantil da ENDIAMA até 2007. Depois foi transferida para a casa de um dos PCAs e ficou lá por um período de 15 Anos. A partir 2017 foi chamada para a sede da ENDIAMA onde trabalhou na copa durante um ano e depois foi nomeada supervisora dos serviços gerais do edifício até à presente data.

Trajectória de Luzia Mateus

Entrou na empresa em 1983 como estagiária, na então área dos serviços de apoio, como escriturária de segunda, no departamento dos serviços gerais, por um período de um mês, posteriormente passou para o gabinete do Administrador para área de contabilidade e finanças, como secretária de segunda e depois para secretária da 1ª classe.

Fez pela empresa, vários cursos dentro e fora do país, visando a melhorar cada vez mais o seu empenho das tarefas que lhe são confiadas.

É actualmente secretária do Gabinete de Segurança, afecto a Empresa Nacional de Diamantes de Angola, ENDIAMA.

Trajectória de Gaspar Cardoso

Na ENDIAMA criamos trajetória e lapidamos as pessoas:

Gaspar Cardoso, começou as suas actividades como polícia mineiro, formou-se no Capolo como militar, e passou a ser escolta de Diamantes.

Em 1990 ingressa na ENDIAMA como estafeta, função que exerceu por aproximadamente 10 anos. Após beneficiar-se de uma formação na área de gestão de arquivos, foi encaminhado a Direcção de Recursos Humanos, onde exerce a função de técnico no Departamento de Gestão de Pessoal.

Trajectória de Maria do Céu

Maria do Céu Carlos Agostinho, técnica afecta a Direcção de Finanças da ENDIAMA, desde os primórdios anos 90 iniciou as suas actividades ainda como trabalhadora estudante, passando  pelas áreas, logística de Luanda e do sector de construção civil.

Trajectória de Medina João

Medina João, Geofísico de profissão, quadro da ENDIAMA afecto a Direcção de Geologia e Desenvolvimento Mineiro desde 15 de Julho 2003 começou as suas actividades como estagiário na Sociedade Mineira do CATOCA